segunda-feira, 3 de maio de 2010

NÃO ESPERE PELO GOVERNO PARA INVESTIR EM INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA

Por: Mauro Roberto Schlüter - IPELOG

Há cerca de vinte anos, ouvi de um empresário do setor do transporte rodoviário de cargas uma expressão que reunia toda a indignação que tinha em relação a falta de ação dos nossos governantes: “Afinal de contas, o quê estão esperando para fazer o mínimo pela infraestrutura de transportes do país?”.

Até hoje esperamos pela resposta concreta dos governos. Realmente os investimentos estão muito aquém do que efetivamente é necessário para que as operações logísticas de transporte do país funcionem, sem causar preocupações aos usuários e operadores deste sistema. O atraso nos investimentos não é uma novidade, pois se trata de ação (ou falta de ação), estratégica dos governantes.

Governantes são lembrados pelas grandes obras que realizam, principalmente se esta obra se constitui em solução de um problema com clamor da sociedade. Por óbvio, permitem que o problema surja para serem lembrados como “salvadores da pátria”.

Mas deixando o aspecto da esperteza política de lado, a verdade é que a nossa infraestrutura de transportes deixa muito a desejar em eficiência e eficácia.

Resolver este problema não é simples. Precisamos mudar os valores daqueles que votam e que contribuem para os candidatos a cargos executivos e isto certamente levará muito tempo. Sendo assim, é preciso buscar novas alternativas que possam atenuar esse atraso.

O investimento privado em infraestrutura pública é bem vindo, mas esbarra em objeções legais de regulamentação, principalmente quando se trata de construção de vias e terminais de uso público (portos e aeroportos).

Há um bom tempo o empresário Eike Batista deseja construir um porto na cidade de Peruíbe (litoral de São Paulo), e o investimento está sofrendo sucessivos reveses gerados por diversos interesses contrariados.

Mas apesar das barreiras aos investimentos em infraestrutura de transportes impostas pela regulamentação pública, existe uma área em que é possível realizar investimento privado sem que haja excessiva interferência pública. Trata-se das plataformas logísticas locais.

As plataformas logísticas locais são locais geograficamente delimitados, onde todos os elementos do sistema logístico de transportes de um determinado local (cidades ou regiões), são reunidos.

As plataformas logísticas locais são planejadas para atender a demanda por serviços de transporte e logística do local em que estão instaladas. Trata-se de algo que pode ser realizado sem a interferência de governos estaduais e do governo federal, evitando assim os entraves colocados pelos diversos lobbies (no bom sentido da palavra).

Lembro que há cerca de 6 anos fiz várias palestras sobre plataformas logísticas locais em cidades do interior do Rio Grande do Sul e muitos prefeitos gostaram do assunto, pois proporcionava a retirada de veículos de carga de grande porte do meio urbano.

Eis uma excelente oportunidade para investimento privado em um setor que carece de realizações que diminuam seus custos e aumentem a sua competitividade.

Qualquer cidade que possua atividade econômica pode estruturar a sua plataforma logística local e certamente não faltarão investidores para tal.

Fontes: www.ipelog.com e www.intelog.net

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