quinta-feira, 6 de maio de 2010

Governo cria fundo garantidor de infraestrutura e estatal de seguros

Por Portos e Navios

BRASÍLIA - O governo vai unificar seus fundos garantidores de projetos em uma única estrutura voltada a viabilizar investimentos em infraestrutura.

O chamado Fundo Garantidor de Infraestrutura (FGIE) vai integrar os recursos que hoje estão pulverizados nos garantidores da indústria naval, de energia e de parcerias público-privadas (PPPs), e deve nascer com R$ 5 bilhões em caixa.

" Estamos modernizando o sistema público de garantias " , disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega. " Está havendo uma expansão dos negócios e há demanda maior por garantias para viabilizar e reduzir custos financeiros. " Segundo Mantega, a concentração de recursos vai criar um fundo mais robusto e com maior capacidade de se alavancar e de contratar resseguros.

Juntamente com medidas de fomento ao comércio exterior, Mantega também anunciou hoje a criação da Empresa Brasileira de Seguros (EBS). Essa estatal terá como funções administrar o risco dos fundos garantidores nos quais a União participa e conceder seguros não cobertos pelo mercado (caso das operações de longo prazo para exportação). " Ela herdará as garantias dos fundos e terá mais agilidade para operar " , acrescentou Mantega."

A empresa fará consórcios com o setor privado de seguros e o ramo privado terá sinergia com essa empresa " , sublinhou o ministro.

Fonte: Valor Online/Azelma Rodrigues e Paula Cleto, www.intelog.net

Nenhum comentário: